Este é o típico tema do mês de setembro, eu sei. No entanto, decidi não me afastar do cliché, pois é conteúdo que eu mesma sempre adorei e achei bastante útil. Assim, deixo-vos com algumas sugestões de como tornar o vosso regresso às aulas mais simples e até mais motivador.

Limpeza geral... desde pequena que, todos os anos, uns dias antes das aulas começarem, faço uma limpeza e arrumação geral ao meu quarto ou casa. É ótimo, porque vão descobrir coisas que já não sabiam que tinham e vão poder "livrar-se" de tudo o que já não usam ou precisam. É como se fosse um novo começo para um novo ano de estudos. Vão sentir-se mais leves e, provavelmente, mais motivados.

Horário... isto vem no seguimento da gestão do tempo. Uma das dicas mais importantes que tenho para vos dar é que, mal tenham o vosso horário das aulas, definam horários para outras coisas: horas de estudo, horas para treinar, horas para ir às compras (caso vivam sozinhos). Desta forma, terão tudo sob controlo e não terão de andar numa correria todas as semanas. Deixem, claro, algumas horas livres para relaxarem ou fazerem outras coisas que vos façam felizes!
Outra das coisas que considero bastante importantes em termos de horário, é definirem o vosso horário de sono. Podem pensar que não, mas dormir é essencial para o sucesso. Sei, por experiência própria, que mais vale dormirem as horas necessárias para conseguirem dar o vosso melhor no estudo diariamente, do que estudarem à toa enquanto dormem apenas umas 5h diárias, o que vos vai deixar exaustos nas vésperas dos dias de exame ou apresentação de trabalhos. Definam o número de horas suficiente para vocês terem uma boa noite de sono e escolham a que horas querem acordar e ir dormir. Prometo que vão sentir-se muito melhor e mais produtivos.

Agenda ou Bullet Journal... é algo bastante falado e discutido mas que muita gente ignora - o que não é, de todo, aconselhável. Um dos principais (se não o principal) fatores de sucesso escolar é a organização: gestão de tempo, lista de tarefas prioritárias, calendários com datas importantes. É desta forma, ou seja, mantendo toda a informação útil no mesmo sítio juntamente com uma visão geral do tempo disponível para fazer tudo o que precisamos de fazer, que ganhamos uma grande vantagem sobre o típico "não vou conseguir acabar a minha parte do trabalho" ou "não tenho tempo de estudar esta matéria toda porque tenho outro exame primeiro".



Alguma destas dicas vos é familiar ou vos foi útil? Gostavam que desenvolvesse mais algum destes tópicos? Deixem a vossa opinião nos comentários. Bom regresso às aulas!





Deixe um comentário